Skip to main content

Exposição Temporária: "Guerra: Realidade, Mito e Ficção"

Exposição
Datas: 3 Abr a 13 Out 2025
Horário: 10h00-19h00
Duração: 45 min (recomendado)
Última entrada: 18h30
Classificação etária: M/03 anos
Mobilidade Condicionada: Sim, para mais informações contacte macam@macam.pt
Pago a partir de: 13 anos
Entrada Gratuita : Até 12 anos (inclusive)
Idioma: PT | EN

Informação adicional

Se desejar visitar a Exposição Permanente "Uma Coleção a dois tempos", clique aqui.

Se desejar visitar a Exposição Temporária na Galeria 3 "Antropoceno: em busca de um novo humano?", clique aqui.


Entrada gratuita no primeiro domingo de cada mês, entre as 10h e as 14h e:

Crianças até aos 12 anos* 

Desempregados* 

Membros MACAM* 

Membros ICOM, AICA e APOM* 

Visitante com deficiência ou mobilidade reduzida.


*mediante apresentação de documentação comprovativa atualizada e apresentação de bilhete válido


Descontos 20% (mediante apresentação de documentação comprovativa atualizada)

Professores

Lisboa Card


Descontos 50% (mediante apresentação de documentação comprovativa atualizada)

Jovens 13 - 18 anos

Estudantes até 25 anos (inclusive)

Séniors +65 anos

Acompanhante de visitante com deficiência ou mobilidade reduzida





Ver mais Ver menos

Comprar

29 Mar a 13 Out 2025
MACAM - Galeria 4 - Lisboa

Sinopse

GUERRA: REALIDADE, MITO E FICÇÃO

Vivemos, atualmente, um momento de extrema fragilidade, marcado pela incerteza e pela inquietude, com um crescente número de desafios e complexidades que se interligam e contaminam, desde questões políticas e económicas até às crises ambientais e humanitárias. Nesta fase de tensão e instabilidade, assistimos igualmente à perpetuação de conflitos ativos, de disputas geopolíticas à escala global e à rápida difusão de discursos e imagens mediatizadas que promovem o ódio e discórdia.

Guerra: Realidade, Mito e Ficção reúne um conjunto de obras da coleção MACAM, de artistas de diversas nacionalidades e gerações, e propõe a reflexão sobre os conceitos de verdade e realidade, mitologia e ficção, promovendo diálogos abertos que cruzam e questionam passado e futuro. Dentro de um ambiente marcado pela visualidade bélica, de morte e destruição, é explicitada e enaltecida simultaneamente a vulnerabilidade e a fragilidade da vida. Procura-se igualmente estabelecer uma relação entre linguagem visual e a linguagem escrita, a imaginação assente em narrativas mitológicas e ficcionais, o seu desdobramento no real, assim como a riqueza e as limitações de mitos e crenças.

Num jogo de aparências e referências temporais que entrecruzam memórias, destaca-se o papel crucial da arte na reflexão, indagação e pacificação do mundo. É por isso inexorável a potência criativa, que através de diversos meios, suportes e formas - pintura, escultura, vídeo ou instalação - expõe o que nos rodeia, adensando-o de uma profunda sensibilidade. A arte, enquanto sinónimo de um compromisso fundamental com a liberdade e como expressão de autenticidade, é símbolo de abertura, de novas perspetivas e plataforma para a criação de empatia.

Num mundo em que persistem os conflitos bélicos, que testemunhamos de forma clara nos dias que correm, questões e reflexões latentes nas obras de arte contemporânea revelam a complexidade da experiência humana, onde a realidade e a imaginação se confundem para dar forma às relações que definem quem somos, como vemos e moldamos o mundo ao nosso redor.
Ver mais Ver menos

Promotores

Lunatejo - Gestão de Hotéis e Museus, SA.

Veja também

Ao continuar a utilizar o site, irá aceitar expressamente que cookies sejam guardadas no seu computador para recolha de estatísticas e melhoria da qualidade do conteúdo exibido.

Saber mais Aceitar